sexta-feira, 13 de março de 2015

PROFISSÃO COM AMOR: Entrevista

Olá gatchenhas,

Hoje apresento um dos  QUADROS EXCLUSIVOS  aqui do blog, o “PROFISSÃO COM AMOR”, como disse no primeiro post deste quadro, iria trazer além de informações, também entrevistas com experiência de profissionais que já estão no mercado de trabalho, auxiliando você que esta ingressando na faculdade, ou você que quer mudar de profissão.


E hoje é dia de entrevista #OBAAA com a  JANETE DE OLIVEIRA, que com seus 36 anos, é Educadora Física e vem trazer algumas informações sobre esta carreira que tanto nos auxilia a ter qualidade de vida. A Jan (como gosta de ser chamada) é referência na região do alto tietê por suas aulas de dança, os alunos são contagiados com seu sorriso, alegria, e amor pela profissão, ninguém fica parado em sua aula e sempre pedem “BIS”. Vamos a nossa entrevista com nossa convidada, que é uma GATA!



1 - Vamos lá jan, nos seus 18 anos, a idade "fatídica" onde temos a responsabilidade de decidir “O que vamos ser quando crescer” (risos), aquele momento de cobrança de qual faculdade iremos cursar, como foi esse momento para você? Você decidiu de cara? Ou não?
Resposta: Sempre quis ser educadora, não tive a oportunidade de cursar antes pois sou de origem pobre. Cursei em 2005, através do programa da escola da família.

2 - Como chegou a conclusão que iria cursar Educação Física?
Resposta: Assim que tive oportunidade.

3 - O que você mais gostou e menos na faculdade?
Resposta: Gostei muito da parte prática, e o que menos gostei foi que a instituição que cursei não manipulamos corpos humanos e sim bonecos para estudo.

4 - Na sua opinião quem quer ser Educador Físico, o que precisa gostar? É preciso ter alguma característica para se dar bem nesta profissão?
Resposta: Acredito que amar a sua profissão,  já será “meio caminho andado”. Gostar de algumas disciplinas especificas já ajudará muito , tais como fisiologia (estuda o funcionamento do organismo), cinesiologia (estudo dos movimentos do corpo humano) e anatomia ( estudo da estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente).

5 - Qual a média de salário base de um Educador Físico?
Resposta: É  uma média de R$ 20,00 (hora/aula: academia) e R$ 12,00 (hora/aula: escolas), porém depende muito da região pode haver uma variação..

6 - Dinheiro é tudo? O que realmente importa?
Resposta: Nesta profissão em especial,  nos satisfaz o bem estar e mudança de estilo de vida e hábitos de alunos. Seria "lindo" se fossemos melhor remunerados, mas a satisfação em fazer a diferença na vida das pessoas é mais importante.

7 - Sabemos que toda profissão abre um “leque” onde podemos migrar para várias áreas, qual foi a área que você migrou e por quê?
Resposta: Migrei para a academia, nas salas de ginástica ministrando aulas de dança fitness.
Já tive experiência com a  área escolar, e também gostei.

8 - Qual o lado positivo e negativo da sua profissão?
Resposta:
Positivo - participar do processo de bem estar das pessoas, bem como vê-las colhendo os "frutos" de seus esforços e ganhando qualidade de vida.
Negativo - Falta de reconhecimento, quando prestamos serviços  a instituições privadas e públicas.

9 - Como você vê sua carreira no futuro? 
Resposta: Com os avanços tecnológicos atuais, a velocidade de informação que nos é ofertada o tempo todo, vem exigindo profissionais cada vez mais capacitados. Vejo sim como uma das profissões do futuro, onde as pessoas terão uma válvula de escape para descarregar suas tensões do dia a dia, e melhorar sua “performance”.
É preciso que a categoria profissional de Educação Física, reconhecida pela lei nº 9696/98, que regulamentou e criou os Conselhos Federais e Regionais, dê sua resposta agindo de forma competente e compromissada, oferecendo sempre a melhor qualidade de prestação de serviços e atendimento, acredito ser este o principal fator ético- profissional.

Para finalizar Jan iremos fazer umas perguntas mais sobre você, para nossas leitoras te conhecerem um pouco mais, vamos lá:

 Janete por Jan:

Sou Educadora Física porque .... Amo o q faço
Visto quase todo dia... um sorriso no rosto
Minha Make básica .... rímel, batom e delineador
Ando Apaixonada ... vida
Eu me identifico....alegria de viver
Carrego sempre comigo... Deus no coração
Deixe uma dica, um recado, uma experiência pra nossas leitoras que estão pensando escolher a Educação Física como profissão:

“Faça tudo o que fizer com amor e por amor ao próximo”.
-Janete Oliveira-

Jan agradecemos imensamente a sua participação aqui no GATAS, onde com certeza com sua garra, suas dicas nos inspirou a amar sempre o que fazemos. 
Esperamos que tenha inspirado você Gata e Gato a entrar neste mundo da EDUCAÇÃO FÍSICA, que além de proporcionar a qualidade de vida, proporciona também a felicidade a todos que te rodeia, pois é IMPOSSÍVEL NÃO SER FELIZ dançando... e é isto que a Jan proporciona a todos, eu falo isso pois participo de suas aulas, e as vezes tem "aqueles dias" que não estou bem, é só fazer sua aula que pronto parece que aquele "stress" vai embora. Então meu muito obrigada JAN você é demais, e parabéns por sua profissão LINDA!

Se você quiser saber como é uma aula da Jan, CLIQUE AQUI que tem um vídeo onde eu e a gata Fernanda estamos fazendo ZUMBA, esta bem divertido =)

Amigas e Amigos leitores, espero que esta entrevista tenho sanado algumas dúvidas quanto a profissão de Educador (a) Físico, ou se você estava “perdido” não sabendo por onde começar, espero que tenha se identificado com esta profissão linda, eu particularmente admiro MUITO.

Um grande beijo e espero que tenham gostado =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta gata!